Por que beber água pode te ajudar a emagrecer

Ela está presente nas nossas células, nos nossos fluidos, nos nossos tecidos e órgãos, no nosso sangue e na nossa respiração celular.

Todas as formas de vida no planeta dependem da água nos seus processos químicos mais fundamentais. E é claro, não seria diferente com a gente! Você já deve ter ouvido umas mil vezes o clichê que nosso corpo é composto por cerca de 60% de água, então essa a gente não precisaria nem repetir.

E é por isso que se manter hidratado é vital para manter o equilíbrio do nosso organismo. Mas o que significa se manter hidratado? Será que aqueles famosos “2 litros de água por dia” é um número confiável para todo mundo? Pois é, já vou te adiantar que não. Essa recomendação é muito mais uma crença popular do que de fato uma indicação médica e científica. Quer saber por quê?

O cientista Barry Popkin e sua equipe, do Departamento de Nutrição da Universidade da Carolina do Norte, apresentou um estudo demonstrando que a recomendação diária de ingestão de água varia de indivíduo para indivíduo, e de ambiente para ambiente,  e também entre gêneros, massa corporal e nível de atividade física. Por isso, não existe um “número mágico”.

Simplesmente porque, por exemplo, a quantidade de água necessária para uma pessoa fisicamente ativa é maior do que a necessidade de hidratação de alguém que é sedentário, já que perdemos água por meio da transpiração durante o exercício. E se o clima estiver quente, precisamos de mais água ainda!

O National Health and Nutrition Examination Survey chegou a alguns valores que servem de base para a quantidade de água que é recomendável ingerir. Mas esta é apenas uma média geral: Cerca de 2,7 litros para mulheres adultas e 3,7 litros para homens adultos por dia. Não se assuste, o próprio estudo de do doutor Barry Popkin fala que o sistema de controle de fluidos do nosso corpo é complexo e se autorregula naturalmente por um processo chamado de homeostase, confira aqui.

A partir dele, seu corpo manda sinais para o seu cérebro toda vez que você precisa ingerir ou excretar fluidos. Então adivinha qual é uma das maneiras de garantir que seu corpo está hidratado? Simples: beba água toda vez que você tiver sede. Mas não adianta se aproveitar disso e simplesmente não beber água, viu! Tente não acostumar seu corpo a funcionar com hidratação insuficiente. Beba à vontade.

E agora que você já sabe sobre a importância da hidratação para sua saúde no geral, se prepare para SUAR e repor todo esse líquido.

Hidrate seu corpo e consiga o máximo desempenho

Água emagrece

Está fazendo um exercício de alta intensidade? O dia está muito quente? Atenção redobrada com a sua hidratação! Desidratação é grave: ela altera a capacidade do corpo de controlar a sua temperatura, reduz sua motivação, aumenta fadiga e faz com que o exercício exija muito mais de você, tanto física quanto mentalmente.

A ingestão de líquidos evita este processo. Além disso, cientistas coreanos da Yonsei University descobriram que ingestão de líquidos auxilia a diminuir processos como o estresse oxidativo e a liberação de radicais livres, que ocorrem em exercícios de alta intensidade.

Faz sentido quando pensamos que o tecido muscular é cerca de 80% água! Além de água, sucos e isotônicos ajudam a repor minerais perdidos pelo suor.

Beba água e seque a gordura!

É verdade! Aumentar sua ingestão de água aumenta sua sensação de saciedade e também sua taxa metabólica. Pesquisadores da Helios-Klinikum-Berlin na Alemanha demonstraram que beber 500 ml de água aumentam a taxa metabólica de 24 a 30% por cerca de 1 hora e 30 minutos.

Além disto, estudos da Universidade de Virginia comprovaram que beber água 1 hora antes das refeições aumenta a sensação de saciedade e fazem com que as pessoas ingiram menos calorias.

No estudo, pessoas que bebiam 500 ml de água antes das refeições perderam 44% mais peso do que as que estavam na mesma dieta e não bebiam água desta forma.

E além disto, a água tem um efeito termogênico. Como assim? Bom, o ideal é ingerir água gelada, porque o corpo gasta energia (ou calorias) para aquecê-la até a nossa temperatura corpórea média de cerca de 37ºC.

E bom, agora que você já sabe como a hidratação é essencial para sua saúde e atividade física, que tal começar a colocar tudo isso em prática? Beba mais água!

A maneira mais fácil de se acostumar a beber água durante a atividade física e durante seu dia é levar consigo sempre uma garrafinha. As ideais são de vidro, ou as de plásticos sem BPA (que é uma substância química usada na produção de resinas, que no longo prazo é danosa para a saúde). Procure pelo selo de BPA free! Fica a dica, viu?

E é claro, por mais que água pura seja muito importante para o seu organismo, outros líquidos também têm efeito de hidratação e possuem diversos benefícios. Sucos naturais sem açúcar contém vitaminas e fitonutrientes das frutas. Chás quentes ou gelados também contém fitonutrientes, antioxidantes e vários outros efeitos super benéficos.

A água de coco, bem comum no país todo e especialmente no litoral, contém aminoácidos e enzimas. O chimarrão do sul, embora diurético, possui sais minerais e efeitos digestivos. E cansou de beber água da sua garrafinha e quer variar? Coloque rodelas de limão ou laranja, folhinhas de hortelã e um pedacinho de gengibre que você tem uma água aromatizada hidratante e cheia de fitonutrientes! Bem melhor que aquelas cheias de aromatizantes artificiais e açúcar dos supermercados.

Devo beber água durante as refeições?

Muita gente se pergunta se beber água durante as refeições engorda, se faz mal ou não. Confira o vídeo abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *